Você sabia que é possível investir em mercados imobiliários sem ser o proprietário de um imóvel? Sim, investindo em Fundos Imobiliários. Neste conteúdo da The Wall Investimentos você vai conhecer mais sobre essa modalidade e as principais vantagens de adotá-la em sua carteira de investimentos.
Fundos Imobiliários: o que são?
Muitas pessoas acreditam que investir em imóveis significa exclusivamente comprar um e alugar, mas ao optar por Fundos Imobiliários você também pode obter rendimentos, sem passar por a aquela burocracia necessária para a aquisição de um imóvel.
Mas como funcionam, então, esses fundos imobiliários? É simples: ao construírem um empreendimento (que podem ser edifícios comerciais, shoppings centers, galpões para armazenamento logístico e etc.) muitas empresas ou construtoras precisam de investimentos para viabilizar o projeto. E é nesse momento que muitas pessoas podem conjuntamente investir. Estes investidores obtém, assim, cotas destes empreendimentos, podendo futuramente vender ou até comprar mais cotas, se quiserem.
Agora, você pode estar se perguntando se é preciso entender do mercado imobiliário pra isso. Não necessariamente, ao optar por investir nesta modalidade, os valores ficarão a cargo de um gestor financeiro que poderá identificar boas oportunidades e momentos de compra e venda de ativos imobiliários, fazendo com que os investidores obtenham bons rendimentos.
Quer saber quais os principais tipos de fundos imobiliários? Veremos a seguir.
Tipos de Fundos Imobiliários
Fundos de Tijolo
Estes são fundos para empreendimentos já construídos, ou seja, que já podem ser explorados. Esta modalidade permite que o investidor já receba os rendimentos do capital investido, como aluguéis ou a valorização desses imóveis. Existem, ainda, este perfil de investimento dois formatos de contratos: os típicos ou atípicos.
Nos típicos, os contratos de aluguel podem ser revisados e atualizados com maior frequência, porém, o locatário tem a opção de sair e pagar uma multa de valor irrisório.
Já nos atípicos, o compromisso do locatário com o aluguel é até o vencimento do contrato. Se optar pela desistência do imóvel antes do término, ele precisará assumir todo o valor restante previsto. Essa medida importante proporciona mais segurança financeira ao investidor e evita a rotatividade de locatários.
Fundos de Papel
São títulos de renda fixa que têm garantia imobiliária. É uma alternativa recomendada para investidores com perfil mais conservador, pois oferecem boa margem de rentabilidade com baixo risco.
Fundos híbridos
Como o próprio nome diz, são tipos de fundos que proporcionam ao investidor tanto rendimentos imobiliários quanto cota de imóveis. Essa diversificação traz mais autonomia ao gestor ou investidor, já que permite adotar uma estratégia de investimentos mais vantajosa dependendo do momento. Assim, quando houver uma retração no mercado, que desvalorize o preço dos imóveis, é possível escolher investir em recebíveis imobiliários que estejam fixados à inflação.
Por que investir em Fundos Imobiliários?
Investir em imóveis é uma prática comum para quem deseja ter bons rendimentos e também um patrimônio, mesmo que não tenha necessariamente todo o valor necessário para adquirir um imóvel. Entre as maiores vantagens de investir em mercado imobiliário, podemos destacar:
Ganho de capital
Além dos rendimentos resultantes de imóveis como aluguéis, também é possível lucrar com a valorização das cotas, dependendo do momento do mercado, vendendo-as por um valor mais alto do que no período de aquisição.
Isenção no imposto e renda
Os fundos que recebem aluguéis de imóveis distribuem os dividendos e são isentos para pessoas físicas, o que faz essa modalidade ser vantajosa aos investidores que recebem dividendos com frequência.
Liquidez
Considerando a pouca burocracia e baixos valores para investir, os fundos imobiliários são uma boa alternativa para quem está começando a investir porque podem ser comprados e vendidos com facilidade gerando maior liquidez.
Baixo capital
O investidor não precisa de altos valores para investir em fundos imobiliários. É possível adquirir cotas com menos de R$ 100,00.
Segurança
Como custeiam grandes empreendimentos com alta capacidade de valorização, os fundos imobiliários constituídos pelo capital de cotistas e representam menores riscos de perdas.
Quer investir em fundos imobiliários e ter acesso às melhores oportunidades do mercado? Fale com quem entende! A The Wall Investimentos tem uma equipe especializada de consultores que pode recomendar as melhores opções para o seu perfil e objetivos. Acesse também nosso Instagram e fique por dentro de dicas e noticias diárias!
Entre em contato e saiba mais!