Todo negócio tem de lidar com a concorrência, independentemente de seu porte ou segmento. E damos ao lugar que uma empresa ocupa dentro do seu cenário de atuação o nome de Market Share. Neste conteúdo da The Wall Investimentos, você vai entender como isso pode ajudar o posicionamento estratégico do seu negócio diante da economia.
O que é Market Share?
Ele refere-se ao percentual da empresa comparado ao total de vendas do seu segmento. Assim, esse termo representa um indicador de mercado que serve como base para avaliar o nível de competitividade em relação às outras empresas do setor.
As organizações que estão em busca de um posicionamento de destaque no mercado devem estar atentas ao Market Share, que também serve como critério para reavaliar as estratégias comerciais e de marketing do negócio. O grande interesse que investidores e analistas têm em acompanhar a participação de mercado é analisar como andam as vendas da empresa em relação às outras da mesma área de atuação. E esse cálculo é feito a partir da divisão do faturamento da empresa pelo faturamento geral do segmento vezes 100. Com base nesse resultado, chega-se ao percentual de Market Share.
Quais os tipos de Market Share?
Existem dois tipos: o de valor e o de volume. O de valor é baseado no faturamento da empresa, ou seja, considera o levantamento das vendas e o quanto está lucrando. O objetivo é identificar qual é a participação, a relevância da empresa dentro do segmento em que está inserida.
Enquanto o Market Share de volume consiste na participação dentro do volume total de vendas da área de atuação.
Quais fatores influenciam o Market Share?
É muito mais que uma fórmula de cálculo, é um critério aplicado de forma bem mais ampla. Os fatores que podem impactar o produto final são: Penetração no Mercado, Atividade do Cliente e Índice de Vendas. Ou seja, o Market Share proporciona uma visão bastante abrangente, o que permite buscar estratégias para melhorar o desempenho da empresa frente aos seus concorrentes.
Mas o que você pode estar se perguntando é: o que Market Share tem a ver com investimentos? A resposta está em qual posição determinada empresa ocupa na concorrência. Uma empresa que se consolida, bem avaliada no mercado, é uma empresa que atrai a atenção de investidores.
Viu como o Market Share é uma métrica essencial para que investidores externos e a própria empresa avaliem sua atuação no mercado?
Quer entender mais como investir o seu dinheiro com segurança baseando-se nesse critério? A The Wall Investimentos pode te ajudar! Acesse os nossos canais site e fale com um de nossos assessores de investimentos, que estarão dispostos a esclarecer suas dúvidas e apresentar as melhores opções de investimentos de acordo com o seu perfil.