Precisamos falar sobre a poupança
Considerado o investimento mais popular do Brasil, a poupança talvez não seja a melhor forma de guardar o seu dinheiro. O que a maior parte das pessoas não sabe é que esse é o investimento com a pior rentabilidade do mercado. E nesse texto, nós da The Wall Investimentos, temos como objetivo, mostrar porque não é recomendado aplicar o seu dinheiro, na tão “famosa” poupança.
Para início de conversa: o que é a Poupança?
A aplicação mais famosa no Brasil é de renda fixa e acessível para a maior parte das pessoas. Até mesmo menores de idade podem ter uma conta em seu nome, com a autorização de seus responsáveis. E como alguém tem acesso à poupança? Basta escolher um banco de sua preferência e apresentar alguns documentos necessários para a abertura da conta e aguardar a aprovação.
As vantagens da poupança
Mas esse tipo de aplicação não tem nenhum tipo de vantagem? Claro que tem. A poupança tem alguns benefícios, ainda que sejam poucos. Ela é isenta de custos e, muito mais que isso, a cobrança de tarifas de abertura e manutenção ou qualquer outro tipo de taxa é totalmente proibida. Outra grande vantagem da poupança é a facilidade para resgatar. Quando a pessoa solicita o resgate de sua liquidez, o dinheiro cai na conta no mesmo momento.
E por que a poupança é tão ruim?
Essa é uma dura verdade que as pessoas precisam entender. A poupança é uma péssima ideia para quem pensa em ter algum lucro com o dinheiro, sabe por quê? Porque o dinheiro rende muito pouco ou quase nada. Para ter uma ideia: se a Selic for menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic mais a TR (Taxa Referencial). Já se a Selic for superior a 8,5% ao ano, ela tem rentabilidade fixa: 0,5% mais a TR. E, com isso, se ela rende pouco, pode render menos que a inflação.
Durante muito tempo a única forma mais acessível de investir dinheiro era a poupança. Não é à toa que ela se tornou um sinônimo de investimento para a maioria da população. Não era algo recorrente há trinta, quarenta anos, as pessoas pensarem em investir o seu dinheiro, e quem fazia isso, só conhecia a poupança. Ao longo do tempo, foram se tornando acessíveis diversas outras opções muito mais vantajosas para ver render o seu dinheiro. Repetimos: a rentabilidade da poupança é muito baixa – e o ganho real, próximo de zero ou até negativo.
E quais são as opções para aplicar meu dinheiro?
Existem muitas opções no mercado financeiro que vão depender do seu perfil de investidor. Vamos falar sobre algumas opções de investimento de renda fixa.
CDB
Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são os empréstimos para os bancos privados, para financiar suas atividades. Esse tipo de título é emitido com prazos que podem variar de 3 a 5 meses e tem uma liquidez diária após o período de carência.
LCA e LCI
Tanto o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) quanto o LCI (Letra de Crédito Imobiliário) são fundos de renda fixa que podem te ajudar a proteger das altas da inflação. Por receberem incentivo do Governo, a principal vantagem desses títulos é a isenção de Imposto de Renda.
Munido dessas informações, agora esperamos que você fuja da poupança, e busque aplicações mais interessantes, que possam te trazer mais lucros. E não tenha medo de ir em busca de outros investimentos, há alternativas muito seguras no mercado. Se você está iniciando no mundo do investimentos e precisa de uma orientação, conte com a equipe de experts da The Wall Investimentos. Clique AQUI e entre em contato conosco e te ajudaremos a fazer o seu dinheiro render ainda mais!