Você sabe o que significa, contratos futuros, contratos de opções ou swaps? Nunca ouviu falar? Não tem problema. Estamos falando de derivativos, um tipo de instrumento financeiro muito usado pelos investidores para proteger suas operações, ou conseguir lucro. E hoje, nesse texto, você vai continuar seguindo a sua imersão para o mundo dos investimentos.
O que são derivativos?
Bom, eles são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro, etc.) ou financeiro (ações, taxas de juros, etc.), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo). Os derivativos podem ser classificados em contratos a termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps, entre outros, cada qual com suas características.
Os derivativos, em geral, são negociados sob a forma de contratos padronizados, isto é, previamente especificados (quantidade, qualidade, prazo de liquidação e forma de cotação do ativo-objeto sobre os quais se efetuam as negociações), em mercados organizados, com o fim de proporcionar, aos agentes econômicos, oportunidades para a realização de operações que viabilizem a transferência de risco das flutuações de preços de ativos e de variáveis macroeconômicas.
Vamos te apresentar os motivos que você deveria utilizá-los!
Proteção
Ele pode ser usado com o objetivo de proteger o valor de um ativo. O melhor exemplo estão as empresas brasileiras que possuem dívidas em dólar. Com o dólar subindo, as empresas precisam depender mais do real para conseguir quitar as dívidas. Por isso, muitas empresas compram contratos futuros de dólar com a previsão do valor em determinado momento. Com isso, mesmo que a cotação suba, elas já adquiriram o direito de negociar a moeda por um certo valor, o que dá previsibilidade para o custo das suas dívidas.
Especulação
O especulador compra e vende para lucrar. Ele ganha com os pequenos diferenciais de preços de aquisição e venda de cada contrato. Para a pessoa que especula, não importa muito a moda que está sendo feita a transação.
Muitos atuam no day-trade, ou seja, eles realizam compras e vendas dos mesmos derivativos ao longo do mesmo dia e apuram seus ganhos ou perdas no fim do pregão, contabilizando a diferença entre os preços de cada ponta das operações. Outros, mantêm posições em aberto por alguns dias, apostando que nesse período os preços vão subir ou cair e também lucrando com esses resultados.
Arbitragem
Alguns investidores utilizam também para fazer operações de arbitragem. Isso significa que eles podem lucrar com as diferenças de preços que encontram para um mesmo produto em outros mercados. Por isso, além dos derivativos, as operações de arbitragem podem envolver outros ativos como as ações no mercado à vista, por exemplo. Isso só é possível porque o processo de formação de preços não é perfeito. Mesmo que os ativos estejam expostos às circunstâncias econômicas bem semelhantes, a expectativa é de que oscilam na mesma medida, e nem sempre é o que acontece. São nesses momentos que podem surgir uma oportunidade de ganho.
Uma opção sobre ação, por exemplo, pode indicar um preço futuro para o papel diferente do que os investidores do mercado à vista projetam. Quando percebem isso, os arbitradores agem rapidamente, antes que o mercado ajuste os preços, e é assim que eles lucram.
Baixo Risco
Geralmente, o risco assumido pelos arbitradores é considerado bem baixo. Como a estratégia básica é comprar o ativo no mercado em que o preço está mais baixo e vender naquele em que está mais alto, já se sabe o valor de aquisição e o de venda e isso torna a operação mais certeira.
Na arbitragem, o lucro de cada operação costuma ser pequeno. Por isso, os ganhos efetivamente vêm da quantidade e do volume de compras e vendas. Quanto mais volumosas e frequentes forem os negócios, maiores as chances de acumular ganhos maiores.
E você? O que achou sobre esse texto sobre os derivativos? Ainda ficou em dúvida, ou tem receio de começar a investir e perder dinheiro? Calma. Que isso é uma lenda, e cada vez mais é comum as pessoas começarem a pensar em investir o seu dinheiro. Clique AQUI, acesse todos os nossos canais e entre em contato que um dos nossos especialistas irá te ajudar a perder o medo sobre investimentos.